terça-feira, 6 de abril de 2010

Filarmônica e Sinfônica 02 de Julho: Passado e presente em uma história

Fundada por Absalão Gonçalves dos Santos em 07 de setembro de 1887 na segunda metade do século 19, a Sociedade Filantrópica e Recreativa Filarmônica 02 de Julho de Maragojipe, situada à Praça Ermezindo Mendes n°22, centro, vem desempenhando ao longo de sua trajetória um importante papel social, formando gratuitamente músicos que, com suas habilidades instrumentais, tem contribuído com a formação da identidade cultural e musical de Maragojipe e de todo o Recôncavo Baiano. Segundo o seu atual presidente, Djalma Reis Caldas, a Filarmônica tem um enorme potencial social e educativo: “através da música é possível estabelecer relações harmônicas de valores morais essenciais à formação integral do ser; também é um instrumento de integração e oportunidades”, disse.

Atualmente, tentando abarcar o maior número de integrantes sem perder de vista sua identidade histórica e ao mesmo tempo alavancando novos vôos, a Filarmônica 02 de Julho é a primeira do Estado da Bahia a tornar-se Filarmônica e Sinfônica (Sociedade Filantrópica e Recreativa Filarmônica e Sinfônica 02 de Julho). Desta forma, implementa mudanças profundas na maneira de se fazer e pensar música, não só em Maragojipe, mas, em todo o Recôncavo Baiano.

Um comentário:

  1. Gostei, Eneas.
    Ótimo ter uma Filarmônica que incentiva e introduz esse grupo de jovens na interação cultural de uma cidade. Todos os munícipios gostariam de ter projetos assim.

    Poste mais em seu blog!

    Quero ver frequência.

    Abraço, Xéris.

    ResponderExcluir